Agrupamento 488 Mafra – CNE

As origens do Agrupamento 488 Mafra

A primeira vez que se pensou em Escutismo em Mafra, foi em 1974, uma ideia que surgiu no seio da família Vaz Antunes, em colaboração e fortemente incentivada pelo então pároco Sr. Padre Carmo.

 

Em 1976 Fernando Vaz Antunes, Miguel Machado e João Ramos, realizaram o 1º Acampamento experimental no Vale da Guarda com 9 rapazes com idades entre os 10 e os 14 anos durante o período da Páscoa desse ano.

 

O 2º Acampamento experimental realizou-se logo no verão seguinte, este no Casal do Samouqueiro. Foi por esta altura que decorreu também um Acampamento na Tapada Nacional de Mafra, da Região de Lisboa, onde estiveram presentes cerca de 300 escuteiros, o que veio incentivar ainda mais o movimento em Mafra.

 

Foi finalmente, no dia 6 de novembro de 1976, dia do Beato Nuno Álvares Pereira, que nasce o Agrupamento 488 de Mafra tendo como seu Patrono este Beato.

 

Para assinalar esta data, foram investidos os primeiros escuteiros deste Agrupamento, 9 Exploradores e 3 Caminheiros. Estava assim dado o início daquele que foi o primeiro ano oficial escutista em Mafra.

 

Desde então o Agrupamento 488 Mafra segue o seu caminho, que já conta com mais de 45 anos de história e memórias escutistas com vontade de ir sempre mais além e com a certeza que fazer parte deste Agrupamento, é o melhor meio para alcançar a felicidade, contribuindo sempre para a felicidade dos outros…

Agr. 488 Mafra - 2022
Fotografia de grupo - Agr. 488 Mafra - 2022
45 Anos 488 Mafra

Insígnia relativa aos 45 Anos do Agr. 488 Mafra – CNE