Agrupamento 488 Mafra – CNE

Comunidade 58

Ser Pioneiro é....

Ter uma parte do céu no azul de cada um dos nossos lenços e um “pedacinho” de Deus na alma. Contribuir para que cada pedacinho se vá juntando a outro pedacinho, construindo assim um céu imenso, fruto do conjunto de muitos pedacinhos. Viver numa busca incessante de algo que por vezes nem identificamos claramente. Ser gota de água que fervilha com vida no seu interior, que descobre coisas novas em cada momento, que necessita de modelos e de algo com que se identifique, que procura mais, que quer descobrir mais, aprender mais, saber mais. Procurar, como os antigos Navegadores, pioneiros na descoberta de novos mundos, o verdadeiro caminho, o rumo certo, seguindo, pela Rosa dos Ventos, os azimutes corretos em direção ao Pai. Viver em Equipa, percorrendo juntos o caminho traçado, onde cada um tem o seu papel, indispensável e insubstituível. É estar em comunhão ao serviço do próximo e de cada um, ao serviço de Deus e da comunidade, fiéis ao princípio de boa ação e da ajuda aos mais necessitados, cumprindo a missão de enviados que Cristo confiou a cada Homem.

Um Programa Educativo para todas as idades

Entre os 14 e os 17 anos é a idade do grande desafio: os jovens querem dar provas do que são capazes, querem ver reconhecida a sua personalidade, desejam conhecer os outros a fundo, viver em grupo com eles. O “Empreendimento/Cruzeiro” é uma acção onde muito se descobre e muito se contrói, onde a função e a responsabilidade de cada um, tal como a cooperação entre as equipas, são igualmente indispensáveis para o êxito final.

Mística e Simbologia da 3.ª Secção

Quando um Pioneiro/Marinheiro chegar ao final da passagem pela secção, deverá ter assumido o seu papel na construção da Igreja de Cristo(+ info)

São Pedro
Patrono

S. Pedro foi o Apóstolo escolhido por Cristo para presidir à Igreja nascente, São Pedro é tão importante quanto humilde. Foi Deus quem quis tornar forte o que antes era fraco e, apesar das limitações e debilidades humanas deste Apóstolo, quis com ele empreender a obra grandiosa de construção da Igreja de Cristo. S. Pedro foi escolhido para Patrono dos Pioneiros/Marinheiros devido à sua atitude irreverente, sendo pioneiro em diversos aspetos:

S. Pedro foi o primeiro a proclamar Jesus como sendo Cristo (Messias), o Filho de Deus. Este facto é muito importante para a profissão de fé de uma comunidade que se estava a formar em volta de Jesus, bem como para a ideia da primazia de S. Pedro, no grupo dos Apóstolos.

S. Pedro é sempre referência no surgimento das primeiras comunidades cristãs. A sua atitude para com os considerados pagãos é fundamental para que todos sejam aceites como discípulos de Cristo. O ir ao encontro, entrar nas suas casas, fazem de S. Pedro testemunho desta abertura a todos, para quem a mensagem de Jesus é missão constante.

É a S. Pedro que Jesus pede que olhe pelos seus irmãos na fé, apascentando as ovelhas, o rebanho de uma Igreja a nascer. Importante a necessidade de S. Pedro tomar bem consciência desta missão, pela repetição da pergunta.

S. Pedro sofreu o martírio em Roma, por volta dos anos 63-67 d.C., no tempo do imperador Nero, querendo ser crucificado de cabeça para baixo por não se considerar digno de morrer da mesma forma que Jesus.

Que inspirados pelo exemplo de S. Pedro, pioneiro em tantas coisas, sejamos capazes de chegar mais longe, aceitando e melhorando as nossas fragilidades e entregando-nos ao nosso compromisso de Pioneiros/Marinheiros, tomando parte ativa na construção das comunidades em que nos inserimos.

Oração do Escuta

Senhor Jesus
ensinai-me a ser generoso,
a servir-Vos como Vós o mereceis,
a dar-me sem medida,
a combater sem cuidar das feridas,
a trabalhar sem procurar descanso,
a gastar-me sem esperar outra recompensa,
senão saber que faço a Vossa vontade santa,
Ámen.

Uniforme

Para mais informações sobre os Pioneiros entre em contacto através do e-mail da Comunidade 58